Empresas 4.0

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
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Apoio à Adesão à Indústria 4.0

Nesta ação prevê-se um diagnóstico de competências para a Indústria 4.0 que permitirá conhecer em maior detalhe as capacidades e a posição atual da empresa para com a adoção das novas tecnologias 4.0, seguindo-se depois um projeto de desenho e implementação de transformação 4.0, através de um plano de ação.

Planeamento e Controlo de Gestão

Este módulo irá contribuir para o desenvolvimento de competências avançadas na modelização financeira do negócio como ferramenta de apoio à decisão. O sistema de planeamento e controlo irá ainda permitir uma melhor comunicação da estratégia, a mobilização das equipas para a obtenção de resultados congruentes com a missão e objetivos da empresa, e a adoção de comportamentos proactivos na identificação de fraquezas e na geração de medidas alternativas para a sua correção.

A metodologia a adotar na implementação do Módulo de Planeamento e Controlo de Gestão, será constituída por 3 etapas: Formulação Estratégica e Planeamento;  Monitorização e Avaliação de Resultados.

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Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho

Com a Implementação de um Sistema de Avaliação e Gestão de Desempenho pretende-se atingir quatro objetivos principais, nomeadamente:

  1. Contribuir para a qualificação e profissionalização das estratégias e competências de gestão, nomeadamente ao nível da gestão de processos, gestão de Pessoas e identificação criteriosa de necessidades de qualificação de forma a responder aos objetivos de negócio do presente e do futuro;
  2. Dotar as empresas de ferramentas de gestão de desempenho com impacto na produtividade e qualidade do trabalho, contribuindo de forma ativa e estruturada para a qualificação dos colaboradores e processos de trabalho otimizados, mais definidos e claros;
  3. Mapear Talento;
  4. Profissionalizar a Gestão de Recursos Humanos nas PME;
  5. Alavancar resultados e a competitividade interna e externa.

Balanced Scorecard (BSC)

Pretende-se apoiar as empresas na construção de novos processos de gestão estratégica de modo a que as decisões de gestão sejam mais fundamentadas melhorando, assim, o desempenho socioeconómico das mesmas. Nesta ação propomos às empresas a implementação de metodologia Balanced Scorecard. Este método irá ajudar as PME a criarem novos métodos de organização das responsabilidades e de tomada de decisão tornando-as mais orientadas para a estratégia, mais eficientes e consequentemente mais competitivas no mercado.

A abordagem do BSC prevê uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir para equilibrar a perspetiva financeira com as demais perspetivas (mercado, processos internos e aprendizagem/crescimento).

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Lean Management

Pretende-se, de uma forma geral, com a implementação da metodologia LEAN melhorar a produtividade e a competitividade das empresas.

Para ganharem em competitividade, as empresas precisam de ter processos ágeis e eficientes, sejam de desenvolvimento de produtos ou de serviços. O LEAN tem como objetivo final a criação de valor por meio da eliminação de desperdícios contribuindo assim para a eficiência nas empresas e portanto para a melhoria da sua competitividade, destacando-se os seguintes benefícios:

– Redução de custos;

– Aumento da eficiência e como tal aumento da produtividade;

– Redução de prazos de entrega;

– Diminuição de stocks;

– Redução de falhas.

Eco-Inovação

Com esta ação pretende-se numa primeira fase diagnosticar a situação atual das empresas em termos de utilização de recursos e produção de resíduos, para com base nesse diagnóstico e numa segunda fase desenvolver e implementar planos de racionalização da utilização de recursos.

Estes planos permitirão às empresas participantes a realização do controlo e gestão eficiente dos recursos de que necessitam para o exercício das suas atividades promovendo, desta forma, por um lado uma menor utilização de recursos por via de uma utilização mais eficiente dos mesmos e, por outro, uma redução de desperdícios e resíduos por via da redução da utilização de recursos.

Constituem principais objetivos:

– Otimizar a utilização de recursos e reduzir custos;

– Reduzir impactes ambientais;

– Aumentar o valor do produto/serviço.

Pretende-se assim com esta ação analisar e implementar medidas de ecoeficiência nas empresas contribuindo para a melhoria da sua competitividade.

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Plano de Reestruturação do Design da Marca

Esta atividade visa incrementar o valor acrescentado dos produtos/serviços das PME através da criação de imagens inovadoras como forma de aumentar a competitividade das empresas no mercado nacional e internacional, trata-se de um investimento de grande valor para as empresas.

O Design da marca consiste na identidade visual das empresas, reflete a sua estratégia, conceito, posicionamento e imagem que pretendem ter nos mercados-alvo e nas mentes dos consumidores. Assume assim uma característica diferenciadora, sendo que a criação ou reestruturação de um grafismo para uma empresa deve ser realizado com cuidado, alinhado com a estratégia e com a identidade da empresa de forma a ter o impacto desejado.

 

O Plano de reestruturação do Design da Marca inclui:

– Desenho/Reestruturação do Logótipo;

– Criação de Material Promocional Corporativo, como modelos de carta, outdoors, flyers, cartões-de-visita, entre outros.

Vídeo Promocional

Desenvolvimento de um vídeo promocional das empresas, que será utlizado para promoção dos seus produtos e/ou serviços, realçando as suas marcas e contribuindo para o aumento da sua notoriedade.

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Software de Gestão

Ação complementar a outra ação do projeto (exceto vídeo promocional).

Inclui a aquisição de um software específico que incorpora as ferramentas que serão criadas para implementar as ações do projeto com módulos específicos para cada ação.

Equipamento Informático

Ação complementar a outra ação do projeto (exceto vídeo promocional).

Inclui a possibilidade de imputar investimentos feitos pelas empresas, em equipamentos informáticos e nos seus fornecedores habituais, em prol do desenvolvimento das ações, até ao montante máximo de 2.500,00€.

-Apoio condicionado às 49 vagas existentes-

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